Uma semente pequenininha, mas que traz muitos benefícios, a chia está em alta. Mas é preciso tomar cuidado com a forma de consumir este “superalimento”.
Isso porque a carga de carboidratos da chia é muito grande. Se consumida em excesso ela pode gerar ganho de peso, além de constipação. A dose recomendada para consumo por dia é de 25 gramas. Consumir fibras demais atrapalha na absorção de nutrientes pelo organismo, por isso é necessário controlar as quantidades.
Tirando o cuidado com o excesso, a chia é um alimento muito rico. Uma porção de duas colheres (cerca de 25 g) contém cerca de 79 calorias, 7 g de fibra, 3,8 g de proteína e 126 mg de cálcio - 13% do valor diário recomendado. É uma rica fonte de minerais, aminoácidos essenciais, além de contém alto teor de ácidos graxos poli-insaturados essenciais, entre eles o Ômega 3.
Ela ajuda no combate ao colesterol e ajuda a diminuir o apetite por causa da sensação de saciedade.
Mas vamos ver alguns dos benefícios deste alimento para o organismo?
Melhora na digestão
A quantidade de fibras na chia é bastante elevada, o que aumenta o movimento intestinal. Elas ajudam, inclusive, com a prisão de ventre. Um segredo é consumir as sementes hidratadas. Para hidratar a chia é fácil: basta colocar duas colheres da semente em um copo de 200 ml de água e esperar meia hora. A semente consegue absorver até 12 vezes o seu peso em água. Depois de hidrata-las é só consumir!
Combate a obesidade
A semente da chia, por absorver tanta água, quando consumida, aumenta a sensação de saciedade. Isso já diminui o consumo de alimentos. Além disso, por ajudar na digestão, a chia acelera o metabolismo, melhorando o desempenho intestinal, desde que consumida da forma correta.
Vale a pena usa-la no desjejum, logo cedo. Basta fazer a seguinte receita:
Iogurte natural
1 colher de sopa de chia
1 colher de aveia
1 colher de chá de mel.
Deixe essa mistura durante a noite dentro da geladeira. De manhã, pronto, é só abrir e tomar.
Controle da diabetes
Devido à quantidade de fibras elevada, a chia controla o aumento da glicemia e controla a quantidade de açúcar no sangue. Essa característica auxilia no combate às diabetes de tipos 1 e 2.
Reduz o risco de doenças cardíacas
A alta quantidade de Ômega 3 presente na semente atua no organismo reduzindo inflamações, controlando os níveis de colesterol, protegendo o corpo contra doenças cardiovasculares e cerebrais, além de prevenir arteriosclerose.
Previne depressão e retarda o envelhecimento da mente
O Ômega 3 é uma gordura que só faz bem ao organismo. Ele é fundamental para o bom funcionamento do cérebro.
A ingestão desta gordura combate a perda de memória, a depressão e os níveis de sentimento de angústia. O cérebro é composto por 60% de gordura, , e é a perda desta gordura que está associado ao aumento dos problemas mentais.
Previne o envelhecimento precoce
Os radicais livres são os maiores inimigos das células, provocando o envelhecimento precoce destas. A chia tem uma quantidade alta de antioxidantes, que são substâncias responsáveis por atrasar ou impedir a ação dos radicais livres nas células, evitando danos permanentes ao organismo, prevenindo doenças como câncer, catarata, Alzheimer e até Parkinson.
Regula o colesterol
Por possuir uma grande quantidade de fibras insolúveis, a chia ajuda na eliminação da gordura presente na alimentação. As fibras insolúveis são as que não são dissolvidas em água. A gordura, assim, pode ser eliminada naturalmente com as fezes.