O azeite de oliva extravirgem é um tipo de óleo muito saudável para o nosso corpo. Extraído da azeitona, seu consumo é feito há muitos séculos. Segundo historiadores, o azeite já chegou a ser utilizado para aliviar dores e tratar feridas em períodos de guerra.
Os mediterrâneos o chamavam de ‘ouro líquido’ pelos seus benefícios importantes para a saúde.
Entre as propriedades existentes no azeite podemos destacar: gorduras monoinsaturadas, ômega 9, vitaminas E, A e K, ferro, cálcio, magnésio, potássio e aminoácidos. Além disso, esse tipo de óleo possui substâncias antioxidantes que auxiliam no bom funcionamento do organismo.
Aqui no Brasil, a forma mais comum de utilizarmos o azeite é no tempero de saladas e para realçar o sabor de diferentes tipos de receitas.
Principais benefícios do azeite
- Possui propriedades anti-inflamatórias
- Previne doenças cardiovasculares
- Reduz o colesterol
- Diminui o risco de diabetes
- Protege o cérebro graças à sua ação antioxidante
- Melhora os sintomas da artrite
- Faz bem para os ossos
- Pode ser usado no combate à depressão
- Previne casos de colite ulcerativa
- Retarda o envelhecimento
- Ameniza dores no ouvido, pois combate o excesso de cera
- Pode ser usado no cabelo como hidratante natural
- Ajuda na digestão e aumenta a saciedade
- Age como um hidratante para peles secas, melhorando a elasticidade e a vitalidade da pele.
Há ainda diversos estudos em andamento para comprovar os efeitos positivos do azeite no combate à doença de Alzheimer, que causa a deterioração das funções cerebrais e prejudica funções como linguagem e memória nos pacientes. Apesar de diversas evidências, nenhum alimento é responsável por fazer milagres no corpo e reduzir o peso de forma rápida.
Formas de consumo
A forma de ingestão mais indicada por médicos e nutricionistas é de até duas colheres de sopa de azeite por dia. Essa quantidade equivale a 30 gramas do produto.
Deve-se, no entanto, evitar o uso do azeite para frituras ou para refogar alimentos. Isso porque, ao aquecer o azeite, ele perde suas propriedades antioxidantes e seu efeito anti-inflamatório, podendo não ser tão eficaz para nossa saúde.
Uma dica válida de uso é consumir o azeite de forma natural em saladas, legumes, carnes, peixes ou aves. Outra recomendação é usar o azeite para substituir margarina no pão ou em torradas.
Tipos de azeite
Esse é o azeite mais benéfico para a saúde e considerado a melhor opção para o organismo humano. Com sabor e aroma mais marcante que os outros tipos de azeite, ele tem acidez, demonstrada em ácido oleico, de até 1% e é rico em propriedades antioxidantes. Sempre que possível, prefira este tipo de azeite na alimentação.
Também possui sabor e aroma marcantes. Sua acidez demonstrada em ácido oleico é não superior a 2%.
Esse tipo de azeite tem sabor agradável e costuma ser mais ácido, geralmente não superior a 3,3%.
O azeite composto é obtido a partir da mistura entre o azeite de oliva e outros tipos de óleo. Embora tenha o preço mais barato, ele não é tão benéfico para a saúde porque estes outros óleos podem ser ricos em gorduras trans e prejudiciais para a saúde.