O gengibre tem ação analgésica, anti-inflamatória, antioxidante, digestiva e termogênica, por isso auxilia na perda de peso, trata azias, enjoos e resfriados, alivia cólicas menstruais e dores musculares, combate infecções e protege até contra úlceras.
Com uma longa história de uso medicinal, o gengibre é um alimento que também dá sabor extra a diversas receitas e contribui para manter a saúde. Há diversas tonalidades, que variam do branco ao bege e pode ser encontrado fresco, em conserva, cristalizado, seco e em pó. Incluí-lo no dia a dia significa aproveitar suas propriedades nutricionais para turbinar o organismo
Principais benefícios
• Poder antioxidante e anti-inflamatório: atua na prevenção de doenças como gripes, resfriados, câncer e até mesmo o envelhecimento precoce, além de diminuir dores musculares e promover o alívio de problemas respiratórios, como tosse, asma e bronquite.
• Manutenção do peso saudável: por ser um ingrediente termogênico, ajuda a acelerar o metabolismo e estimula a queima de gordura corporal.
• Combate desconfortos digestivos: um dos benefícios mais conhecidos é sua capacidade de combater azia e gases intestinais, principalmente quando consumido na forma de chá.
• Alívio de náuseas e vômitos: graças à sua propriedade antiemética, o gengibre reduz as náuseas e vômitos, seja durante a gravidez, tratamentos de quimioterapia ou nos primeiros dias após cirurgias.
Gengibre com limão
O limão potencializa o efeito do gengibre – por ser capaz de acelerar o metabolismo e conter altas concentrações de vitamina C. Esse poderoso antioxidante também atua para eliminar impurezas, fortalecer o sistema imunológico, além de melhorar o funcionamento do intestino.
Gengibre pode fazer mal?
Em excesso, qualquer alimento pode ser prejudicial. Por isso, não é recomendado o chá do gengibre todos os dias ou em grandes quantidades. Os efeitos poderão ser dores em pessoas com estômago sensível, além de ser contra-indicado para quem toma remédios anticoagulantes.
O gengibre não aumenta a pressão e pode, inclusive, ajudar a controlá-la por conter compostos fenólicos.
Como fazer o chá do gengibre?
Se você tem o hábito de tomar chá e se interessou, o chá de gengibre é muito simples de se fazer. Abaixo, segue o modo de fazer:
Pedaço de gengibre (cerca de 5 cm)
300 ml de água
1cl de mel
Lave bem a raiz e corte em fatias fininhas. Depois, coloque para ferver junto com a água em fogo médio e deixe em fervura por 5 minutos. Tampe e deixe descansar, adoce com mel a gosto e sirva.
A equipe da Doctor Play recomenda que, na dúvida, consulte sempre um especialista e não faça automedicação.