Conhecido pelo sabor e odor marcantes, o alho é um dos condimentos mais populares da culinária mundial. Muita gente não vive sem ele! Além de versátil, é rico em propriedades nutricionais e medicinais. Para produzi-lo é preciso de temperaturas frias, por isso, seu plantio é mais comum na região sul do Brasil. Nas demais localidades, é preciso investir na vernalização – um tratamento que resfria as sementes para que elas floresçam.
O que o alho tem?
Sabor forte e ardido quando cru, sabor mais suave quando assado e muita versatilidade em diversas receitas salgadas. Na cozinha, utilizamos, o que é o bulbo da planta - popularmente conhecido como cabeça de alho. Além de agradar ao paladar, esse tempero possui diversos benefícios para a saúde. É considerado um verdadeiro remédio natural. Afinal, possui ação antibacteriana, é hipocolesterolêmico (ajuda a manter os níveis de colesterol no sangue baixos) e anti-hipertensivo.
Além disso, o alho é fonte de mais de 100 compostos ativos, vitaminas e sais minerais. Entre os motivos para incluí-lo na dieta estão a prevenção de resfriados, o alívio de infecções e a melhora do funcionamento do metabolismo.
Mas, para garantir todos esses benefícios, o melhor é consumi-lo cru mesmo. Isso porque o alho cozido perde a maioria de suas propriedades. As altas temperaturas diminuem a eficácia de seu ativo mais importante: a alicina. Para diminuir os efeitos negativos do cozimento, o ideal é não levá-lo a mais de 60ºC para que não perca tantas propriedades.
Chá de alho e a imunidade
O alho também é um poderoso antibiótico natural que pode ser consumido em forma de chá. O preparo da bebida é muito simples. Basta descascar e amassar dois dentes de alho. Depois disso, é só adicionar 250 ml de água e deixar descansar por 5 minutinhos. Caso prefira, é possível adicionar limão e mel para deixá-lo mais saboroso.
Esse preparo é muito indicado para melhora da imunidade. Isso porque os compostos sulfúricos presentes no alho têm poderosa ação anti-inflamatória. Assim, ajuda a diminuir a dor e o tempo de resposta do sistema imune. Além disso, devido suas propriedades expectorantes e anti sépticas, contribui para o estímulo das funções respiratórias. Dessa forma, o chá de alho pode ser um poderoso aliado no tratamento de gripes, tosses, resfriados, ronco, asma, bronquite, entre outros.
Combate ao câncer
De acordo com especialistas em nutrição, tanto o alho quanto a cebola possuem compostos bioativos. Há estudos demonstrando que esses compostos contribuíram para a melhora de alguns tipos de câncer, como ovário, rins, laringe e mama. As propriedades do alho produzem um efeito anticâncer.
Não existem contraindicações no consumo de alho na forma natural, como em chás e alimentação em geral. Mas a utilização de alho em forma de cápsulas deve ser prescrita e acompanhada por um médico.
Quanto mais alho, melhor?
Como esse alimento tem um sabor forte, a quantidade varia de acordo com o gosto da pessoa. Para fins medicinais, não há um valor definido, mas algumas recomendações: refogar junto com outros alimentos frescos cortados na hora e incluir após o cozimento da cebola, para que o calor em excesso não consuma as propriedades do alho.