O choque elétrico ocorre quando a corrente elétrica passa através do corpo humano. Os casos mais graves são quando a descarga de energia atravessa de uma mão à outra, percorrendo por um caminho que pode afetar o coração e gerando complicações no organismo. Em tempos de chuvas intensas com raios, o risco de choques elétricos aumenta, principalmente dentro de casa.
Por causa disso, há sempre um alerta do Corpo de Bombeiros, Samu e profissionais de saúde para que os moradores evitem usar aparelhos elétricos, ficar longe de janelas e expostos sem proteção ao ar livre. Contudo em caso de acidente, após o pânico, a maioria das pessoas não sabem como proceder.
Contudo, quando há o choque elétrico, os primeiros socorros são fundamentais para prevenir que a vítima tenha consequências graves. Por causa disso, criamos uma lista de recomendações para que você saiba o que fazer nessas situações:
- Desligue a chave geral de energia
Em situações de acidentes elétricos, a primeira ação é suspender o quanto antes a troca de energia elétrica da fonte com a pessoa. A descarga de energia no corpo pode afetar as funções vitais, desestabilizando o funcionamento do organismo, podendo causar graves lesões e, até mesmo, levar ao óbito.
- Afaste a vítima da fonte elétrica, mas não toque na pessoa
Utilize materiais não condutores de energia, como madeira, borracha, isopor e plásticos, para mover a pessoa. Nunca toque sem proteção adequada em quem sofreu um choque elétrico.
- Ligue para o SAMU ou Bombeiros
Ligue para o 192 (SAMU) ou 193 (Corpo de Bombeiros) e relate a condição da vítima de choque elétrico.
- Verifique o estado de saúde da pessoa
Observe se ela está consciente e respirando. Em situações positivas, pergunte se ela sente alguma dor ou desconforto e a mantenha deitada até a chegada do socorro. Não permita que o acidentado se levante, ele deve permanecer deitado de costas ou na posição mais confortável, segundo informa o Manual de Primeiros Socorros da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).
Caso ela esteja inconsciente, mas respirando, vire a pessoa de lado na posição lateral de segurança. Se a vítima de choque elétrico não estiver respirando, realize massagem cardíaca e respiração boca a boca até que os seus sentidos retornem ou até o atendimento especializado chegar ao local.
Como evitar choques elétricos
Choques elétricos podem ser evitados com o bom uso de eletrodomésticos, dando atenção às voltagens indicadas nos manuais e não utilizando durante o carregamento, como no caso de aparelhos celulares. A verificação de fios e tomadas da residência e a manutenção regular das instalações elétricas são ações que podem contribuir para a prevenção de acidentes.
As fiações antigas e desencapadas devem ser substituídas, as tomadas precisam estar protegidas, principalmente quando há crianças, e extensões com muitos aparelhos conectados devem ser evitados, pois podem causar curto-circuito.
Criança morre após sofrer choque elétrico no Litoral Sul da Paraíba
Uma criança de 2 anos de idade morreu após receber um choque elétrico, na noite deste domingo (16), no Conde, litoral sul da Paraíba. O acidente aconteceu na casa dos pais da menina, que recebeu o choque depois de encostar em um fio desencapado de um ventilador.
Segundo o socorrista do Serviço de Atendimento de Urgência (Samu) que estava na ocorrência, a criança passou cerca de dois minutos presa ao fio. A menina chegou a ser levada para a UPA do Conde, mas não resistiu e morreu no local.