Mais de 18 mil homens podem apresentar algum tipo de infertilidade em JP, aponta especialista
25/06/2025
Compartilhe este conteúdo
Mais de 18 mil homens em João Pessoa podem apresentar algum grau de infertilidade, segundo estimativa da embriologista e especialista em fertilidade masculina, Dra. Salomé Espínola. A infertilidade masculina é caracterizada pela dificuldade de gerar um bebê após, aproximadamente, dois anos de tentativas sem sucesso.
De acordo com a especialista, cerca de 15% dos casais em todo o mundo enfrentam problemas relacionados à infertilidade. Em até 50% dos casos, a causa está associada ao fator masculino, como alterações na qualidade ou quantidade dos espermatozoides.
Entre os fatores que contribuem para a infertilidade dos homens, estão a exposição à poluição e a produtos químicos, além de hábitos como o tabagismo. A avaliação da fertilidade pode ser feita de forma simples e eficaz, com exames como o espermograma e o Teste de Fragmentação do DNA Espermático.
Outro dado preocupante destacado pela embriologista é a queda das taxas de natalidade. No Brasil, o índice atual é de 1,7 nascimentos por casal — abaixo dos 2 necessários para a reposição natural da população. Em países como a Itália, o número é ainda menor: 1,2 nascimentos por casal. Para reequilibrar o crescimento populacional e compensar mudanças demográficas, seria necessário um índice de, pelo menos, 2,7 nascimentos por casal.
Esse cenário impacta a saúde pública, com o aumento da demanda por cuidados para uma população envelhecida, e também gera efeitos econômicos e sociais, como a redução da força de trabalho e da arrecadação de fundos previdenciários